terça-feira, 14 de junho de 2011

Richard Swineshead

Richard Swineshead é o autor do "Livro dos Cálculos" (Liber Calculationum), um conjunto de 16 tratados que lhe valeram o apelido de "O Calculador". Sobre ele sabe-se muito pouco. Em vários manuscritos e impressões também lhe são dados os primeiros nomes John, Raymund, Roger,e William, entre outros. Foi um matemático, lógico, e fi lósofo natural inglês, e o seu trabalho foi, como a maioria dos desenvolvimentos da física da época medieval, baseado em teoria textual e matemática, ao invés de experimental.

Foi um dos mais proeminentes dos chamados Oxford Calculators da Colégio de de Merton, e seguramente um membro activo de 1344 a 1355. Os Oxford Calculators foi um grupo de pensadores do século XIV, que faziam abordagens lógico-matemáticas a certos problemas, e Swineshead é, em geral, considerado o lógico mais subtil do grupo de Merton. Desenvolveu matematicamente, juntamente com Oresme, o teorema de Bradwardine, que a firma que num meio com uma dada resistência, a velocidade de um corpo, sob acção duma dada força varia aritmeticamente quando as proporções da força variam geometricamente, sendo considerada um avanço na teoria da variação exponencial. As constantes de proporcionalidade acabam por nunca ser dadas, e Heytesbury, assim como Swineshead, achava que, a sua determinação seria mais um impedimento do que uma ajuda.

Participou, com Walter Burleigh e Richard Kilvington, em debates lógi cos acerca da validade e do procedimento das experiências mentais. Os "Oxford Calculators" distinguiam a cinemática da dinâmica, enfatizando a primeira, e investigaram a velocidade instantânea. Começaram por formular o teorema da velocidade média, uma dos grandes resultados da físicada medieval, que só foi demonstrado mais tarde, e que diz essencialmente que um corpo uniformemente acelerado percorre a mesma distância que um corpo cuja velocidade uniforme é metade da velocidade final do corpo acelerado. Este teorema foi a base da lei de queda dos graves, muito antes de Galileu, que é quem geralmente recebe os créditos. O "Livro dos Cálculos" surgiu em Paris antes de 1350, tornando-se muito estudado na Europa do século XVI. Gottfried Leibniz recomendou que fosse reimpresso tanto pelo seu valor histórico, como por o autor ter sido um dos primeiros a introduzir a matemática na filosofia natural e na metafísica, chegando mesmo a contratar alguém para o fazer. Embora não tenha conseguido realizar o projecto, existe hoje uma cópia manuscrita na  Niedersaechsische Landesbibliothek em Hannover, Alemanha. Os 16 tratados têm em comum a tentativa de associar medidas quantitativas a entidades físicas. Primeiro tenta estabelecer escalas de medida para magnitudes estáticas, tal como intensidades de frio ou quente. Depois tenta medir as velocidades de variação em três categorias nas quais os Aristotélicos medievais acreditavam que o movimento fazia: lugar, qualidade e quantidade. O Livro representa uma época do desenvolvimento intelectual medieval no qual a lógica, incluindo a teoria das suposições, juntamente com a matemática, começa a revelar a física como uma ciência exacta.

A maioria dos tratados do Livro seguem o formato escolástico padrão, no qual  são dados argumentos  a favor e contra opiniões contrárias, antes de Swineshead argumentar a favor da teoria que acreditava ser mais correcta. Parece ter sido escrito para fornecer a estudantes universitários as ferramentas analíticas de que eles precisavam para participar nas discussões, e como tal revelou-se bom para aprender os conceitos e ferramentas da filosofia natural do século XIV, incluindo a matemática.

Raimundo Martins

Sem comentários:

Enviar um comentário