quarta-feira, 15 de junho de 2011

Experiência de Ørsted

Hans Christian Ørsted (1777-1851) foi um físico e químico dinamarquês. O seu trabalho foi muito importante para o desenvolvimento do eletromagnetismo. O interesse de Ørsted pela ciência revelou-se logo quando ele era bastante jovem por influência do seu pai, farmacêutico de profissão. Aprendeu muito como autodidacta e depois ingressou na Universidade de Copenhaga, onde, em 1806, se tornou professor.

Ao preparar-se para dar uma de suas aulas, realizou uma experiência que lhe proporcionou uma ideia inovadora. Ørsted percebeu que, sob certas condições, uma agulha magnética que estivesse em equilíbrio e fosse livre para rodar em torno de seu eixo, rodava se houvesse nas imediações um fio condutor percorrido por uma corrente eléctrica. Acontecia que a posição da agulha magnética, sem uma corrente eléctrica por perto, era diferente da que se observava com essa corrente. Ørsted não conseguiu dar uma explicação detalhada plausível para o fenómeno observado. Mas passou-se a saber que havia uma ligação entre o magnetismo e a electricidade: tinha nascido o electromagnetismo.

Algum tempo depois, Ørsted iniciou estudos para tentar explicar o fenómeno observado. Uma agulha magnética, em condições normais (apenas apoiada no seu centro de gravidade), só se movimenta quando está sujeita a um campo magnético. O deslocamento da agulha na presença de um fio condutor percorrido por uma corrente só podia ocorrer se se criasse um campo magnético em torno do fio. Em resumo, uma corrente eléctrica origina ao seu redor um campo magnético. Este campo magnético sobrepõe-se ao campo magnético terrestre e orienta a agulha magnética. Assim, percebeu-se que o magnetismo provém do movimento de cargas eléctricas. Assim como cargas em repouso criam campos eléctricos, também cargas em movimento criam campos magnéticos além dos campos eléctricos.

Mais tarde, Ørsted mostrou que uma corrente eléctrica i que percorre um fio de comprimento L cria um campo magnético. Este campo é ortogonal ao plano definido por um ponto P qualquer no fio e pela sua direcção. Mas a explicitação matemática só foi dada mais tardpelos físicos franceses e Biot e Savart. Os seus estudos cuidadosos mostraram que este campo magnético é inversamente proporcional ao quadrado da distância do elemento de fio dl ao ponto P no qual é criado o campo, é proporcional à intensidade de corrente i, ao comprimento do fio e ao seno do ângulo entre a corrente e o vector-posição de P em relação a dl. 

A descoberta de Ørsted foi tão importante que lhe rendeu uma homenagem: no sistema de unidades CGS, a unidade para a indução magnética é o Oersted (Oe).

Bianca de Quadros Cerbaro

Bibliografia:

[1] M.M.R.R. Costa e M.J.B.M. de Almeida, Fundamentos de Física, 2ª edição, Coimbra, Livraria Almedina (2004), p. 305 a 308.
[2] http://quantizado.blogspot.com/2009/07/experiencia-de-oersted-o.html Acesso em: 19 de abril de 2011.
[3] http://pt.wikipedia.org/wiki/Hans_Christian_%C3%98rsted Acesso em 20 de abril de 2011.

Sem comentários:

Enviar um comentário